segunda-feira, 15 de março de 2010

Formula 1 2010'

A temporada 2010 da Fórmula 1 terá quatro brasileiros no grid de largada. É a primeira vez desde 2001 que o país será representado por tantos pilotos na abertura da temporada.

Rubens Barrichello é quem está há mais tempo na categoria. Felipe Massa volta após o acidente que o deixou de fora da parte final do Mundial de 2009. Já Lucas Di Grassi e Bruno Senna são estreantes, assim como suas equipes, Virgin e Hispania Racing, respectivamente.

As chances de título brasileiro, que não acontece há 19 anos, estão concentradas em Felipe Massa. O piloto da Ferrari está “faminto” por corridas, já que perdeu a reta final da temporada passada por causa de um incidente no GP da Hungria.

Massa, que tem como melhor resultado o segundo lugar de 2008, conta com a vantagem de mais tempo de casa que seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, contratado para o lugar do finlandês Kimi Raikkonen. Além disso, a escuderia italiana foi a que obteve melhores resultados na pré-temporada.

Massa estreou no kart em 1990. Depois, foi campeão da Fórmula Chevrolet, da Fórmula Renault Italiana e Européia e da Fórmula 3000 Euro-Series. Em 2001, fez testes para a Sauber e, no ano seguinte, tornou-se piloto oficial da equipe. Em 2003, virou piloto de testes da Ferrari, mas ainda disputou dois campeonatos pela Sauber antes de se transferir em definitivo para a Ferrari.

Na escuderia italiana, terminou o campeonato na 3ª colocação no primeiro ano e foi vice-campeão em 2008, ao perder o título para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren na última curva. Em 2009, sofreu o pior acidente da carreira - no treino do GP da Hungria -, que o impediu de correr nas sete etapas seguintes.

Barrichello definiu rapidamente o que seria seu ano de 2010. Após uma temporada surpreendente pela Brawn, e o terceiro lugar na classificação geral, ele acertou com a Williams com a responsabilidade de desenvolver o novo carro.

Rubinho chega à temporada 2010 com o rótulo de maior veterano do campeonato. O paulistano já somou 607 pontos na carreira, tendo vencido 11 provas e subido ao pódio 68 vezes. Embora não tenha conquistado nenhum título na categoria, Rubinho é o recordista em GPS disputados - 288. Em 2010, ele terá como companheiro o novato alemão Nico Hulkenberg.

Como ocorre com a maioria dos pilotos, Barrichello começou no kart, categoria em que foi pentacampeão brasileiro e paulista. Ele também conquistou o título sul-americano em 1986 e ficou em nono no Campeonato Mundial em 1987.

A estreia de Rubinho na Fórmula 1 foi pela extinta equipe Jordan, em 1993. A primeira prova se deu no GP da África do Sul, no dia 14 de março. Já os primeiros pontos surgiram em outubro do mesmo ano, no Japão. Em 1997, ele se transferiu para a Stewart. Três anos depois, foi para a Ferrari, onde teve Michael Schumacher como companheiro. A passagem pelo time italiano durou seis anos – o piloto ainda conquistou dois vice-campeonatos e nove vitórias. A primeira delas no dia 31 de julho de 2000. Rubinho também correu três anos na Honda e um na Brawn GP.

Bruno Senna esteve em perigo até a semana passada, quando a equipe Hispania apresentou o carro que competirá na temporada 2010. A escuderia não participou dos testes da pré-temporada, e o brasileiro afirmou que entra na pista no Bahrein sem pretensões. Bruno só espera completar a prova.

Bruno foi anunciado como piloto da equipe Campos em outubro de 2009 e a apresentação oficial aconteceu em 10 de novembro de 2009. No mês passado, a equipe foi vendida ao empresário espanhol José Ramón Carabante e passou a se chamar Hispania Racing, ganhando, finalmente, o aval para a disputa do Mundial.

Sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, Bruno Senna começou tarde na carreira devido ao acidente que matou seu tio. O brasileiro ficou dez anos fora do automobilismo depois da tragédia em Ímola.

Em 2003, Bruno Senna obteve bons resultados na F-3. No ano seguinte, venceu as cinco primeiras provas na F-3 inglesa e terminou a temporada na terceira colocação. A transferência para a Fórmula GP2 ocorreu em 2007, quando conseguiu uma vitória e três pódios pela equipe Arden Grand Prix. Em 2008, já pela ISport International, ficou em 2º na classificação geral. No final da temporada, testou a Honda, mas Barrichello ficou com a vaga.

Lucas di Grassi, o outro brasileiro do grid de largada, também deve encontrar dificuldade, já que o resultado dos treinos de pré-temporada não foi positivo. Ele acertou com a equipe Virgin Racing em dezembro de 2009 e formará dupla com Timo Glock.

Di Grassi, nascido em 1984, iniciou a carreira no kart, em 1997. Já na temporada de estreia, foi campeão paulista. No ano seguinte, conquistou o título sul-americano. A mudança para os monopostos ocorreu em 2002 e Di Grassi ficou com o vice-campeonato da Fórmula Renault. Em 2003, foi vice-campeão da Fórmula 3 Sul-americana correndo pela Avallone Motorsports. No mesmo ano, o brasileiro também disputou algumas provas da Formula 3 Européia pela equipe Prema.

Pela GP2, o melhor resultado foi em 2007, quando conquistou o vice-campeonato, perdendo o título para seu companheiro de equipe na F-1, Timo Glock. Em 2008, Lucas Di Grassi vira piloto de testes da equipe Renault.

No final do mesmo ano, assim como Bruno Senna, Di Grassi testou o carro da Honda. Mas com o fim da escuderia, continuou na GP2 e terminou a temporada 2009 na 3ª colocação.

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